top of page

Qual o tempo ideal de uma cerimônia de casamento?


A principal preocupação dos noivos que me procuram é o tempo da cerimônia. A maioria dos casais costumam relatar experiências desagradáveis, quando participaram de cerimônias que não terminavam mais e temem que isso se repita em seus próprios casamentos. Costumo dizer que a cerimônia não pode ser longa e cansativa, mas por outro lado não pode ser muito curta, pois daria a impressão de descaso, de algo feito de forma improvisada e com pouco cuidado.


Se for possível, é prudente evitar cortejos muito demorados com a participação de muitos padrinhos, damas, plaquistas, floristas. Já realizei algumas cerimônias onde apenas o cortejo de entrada durou cerca de 15 minutos, sendo que o ideal seria algo em torno de 5 minutos. Isso sem falar que alguns casamentos contam com homenagens de amigos ou padrinhos que fazem uso da palavra. Aqui a experiência do celebrante faz toda a diferença.


A questão do tempo já é levada em conta quando começo a desenvolver o roteiro da cerimônia de casamento. Este roteiro, que é exclusivo para cada casal, deve expressar a personalidade dos noivos, mas de uma forma clara, leve e objetiva que torne a cerimônia tão agradável, que convidados e noivos não percebam o tempo passar.


Então, qual seria o tempo de duração ideal de uma cerimônia de casamento? Algo em torno de 30 a 40 minutos no máximo, do início ao fim, desde o cortejo de entrada até a saída dos noivos.


O controle do tempo é uma de minhas preocupações em todas as cerimônias que celebro e como cada cerimônia é única, minha experiência de mais de 25 anos na condução de eventos é minha grande aliada para ajustar o andamento dos atos do casamento ao relógio. O resultado é uma cerimônia objetiva sem deixar de ser emocionante, no tempo ideal, deixando aquele gostinho de "quero mais".











Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
bottom of page