Qual o tempo ideal de uma cerimônia de casamento?


A principal preocupação dos noivos que me procuram é o tempo da cerimônia. A maioria dos casais costumam relatar experiências desagradáveis, quando participaram de cerimônias que não terminavam mais e temem que isso se repita em seus próprios casamentos. Costumo dizer que a cerimônia não pode ser longa e cansativa, mas por outro lado não pode ser muito curta, pois daria a impressão de descaso, de algo feito de forma improvisada e com pouco cuidado.


Se for possível, é prudente evitar cortejos muito demorados com a participação de muitos padrinhos, damas, plaquistas, floristas. Já realizei algumas cerimônias onde apenas o cortejo de entrada durou cerca de 15 minutos, sendo que o ideal seria algo em torno de 5 minutos. Isso sem falar que alguns casamentos contam com homenagens de amigos ou padrinhos que fazem uso da palavra. Aqui a experiência do celebrante faz toda a diferença.


A questão do tempo já é levada em conta quando começo a desenvolver o roteiro da cerimônia de casamento. Este roteiro, que é exclusivo para cada casal, deve expressar a personalidade dos noivos, mas de uma forma clara, leve e objetiva que torne a cerimônia tão agradável, que convidados e noivos não percebam o tempo passar.


Então, qual seria o tempo de duração ideal de uma cerimônia de casamento? Algo em torno de 30 a 40 minutos no máximo, do início ao fim, desde o cortejo de entrada até a saída dos noivos.


O controle do tempo é uma de minhas preocupações em todas as cerimônias que celebro e como cada cerimônia é única, minha experiência de mais de 25 anos na condução de eventos é minha grande aliada para ajustar o andamento dos atos do casamento ao relógio. O resultado é uma cerimônia objetiva sem deixar de ser emocionante, no tempo ideal, deixando aquele gostinho de "quero mais".











#cerimônia #casamento #celebrante

Posts Em Destaque
Posts Recentes